Potencialize o seu varejo com uma boa conexão à internet
12 de novembro de 2020
Rodrigo Guilherme Finkler – Sócio-fundador da AlterVision
Resume aí:
Ao oferecer Wi-Fi gratuito aos seus clientes, você os convence a passarem mais tempo no seu estabelecimento , o que tende a aumentar seu ticket-médio. Além disso, uma boa conexão à internet permite a instalação de sistemas da internet das coisas, como contador de fluxo e totens de pesquisa de satisfação para gerar informações valiosas.
É normal ouvir clientes pedindo pela senha do Wi-Fi quando estão dentro de um estabelecimento. De maneira não surpreendente, pesquisas indicam que o brasileiro passa mais de 50% do seu tempo conectado ao Wi-Fi. Assim, oferecer uma conexão gratuita aos clientes pode ser uma boa tática para mantê-los dentro do seu estabelecimento enquanto são expostos a seus produtos. Aliado a isso, o avanço das tecnologias em Internet das Coisas chega para que você se aproveite do seu plano de Internet para começar a coletar dados valiosos sobre o desempenho do seu negócio e o comportamento dos seus clientes.
Vantagens de oferecer Wi-Fi para os clientes:
Uma primeira grande vantagem é que ao utilizar o celular dentro da loja, a tendência é de que o cliente permaneça por mais tempo. Isso dá a você uma maior oportunidade de convencê-lo a realizar uma compra extra, o que aumentaria o seu ticket médio.
Outra vantagem é que você pode pedir pequenas contrapartidas por parte do cliente para que ele utilize a sua Internet. Um exemplo, é exigir que para ter liberado o uso do Wi-Fi, o cliente deve fazer check-in no seu estabelecimento em alguma rede social como o Facebook, por exemplo. Isso ajuda na divulgação do seu negócio para grupos diversos de pessoas sem que você tenha que fazer nenhum tipo de marketing direcionado.
O Varejo e Internet das Coisas:
Agora que você sabe as vantagens de oferecer Internet de qualidade aos clientes que chegamos ao pulo do gato: como a infraestrutura de Internet permite a instalação de sistemas para a sua vantagem direta. O campo da Internet das Coisas vem se estabelecendo como um método muito eficaz de converter objetos cotidianos em potenciais geradores de dados valiosos.
Um exemplo, é o uso da infraestrutura de câmeras de segurança do estabelecimento aliada à conexão à Internet para realizar a contagem de fluxo de pessoas. Dessa forma, o lojista pode realizar uma estimação da sua taxa de conversão e assim, conseguir traçar estratégias de marketing para expandir suas conversões ou ticket médio.
Outro sistema simples que necessita somente de uma conexão via Wi-Fi é um totem para realizar uma pesquisa de satisfação e determinar a chance do seu negócio ser recomendado para outras pessoas. Tal sistema pode também estar atrelado a um wearable, também conectado à rede, que estará em posse do gerente, e o mesmo recebe em tempo real o resultado da avaliação realizada por um cliente.
Como obter uma Internet de Qualidade?
Agora que você entende melhor as vantagens de ter uma boa conexão no seu comércio. Como fazer para obter uma internet de qualidade?
Hoje em dia existem diversas formas de se obter uma Internet rápida, porém a estabilidade da conexão pode variar de acordo com a tecnologia empregada.
Nossos parceiros da Bommtempo Internet prepararam um material para ajudar você a entender as diferentes tecnologias de conexão a Internet, da velha Internet discada à moderna Fibra Óptica.
Atualmente, a conexão via Fibra Óptica tende a ser a melhor opção para manter uma conexão rápida e estável. Esta tecnologia já é o carro chefe de grande parte dos provedores de Internet no Brasil, tanto das grandes telecoms quanto provedores locais. Saiba mais sobre as vantagens de contratar provedores locais.
Agora que você já sabe a grande diferença que uma conexão à Internet de qualidade pode fazer e caso você tenha interesse em instalar sistemas de Internet das Coisas no seu negócio, você pode entrar em contato conosco e solicitar uma apresentação dos nossos sistemas. Estaremos muito felizes em ajudar o seu negócio!