A necessidade de tecnologia confiáveis e precisas de contador de fluxo se torna cada vez mais importante ao passo que as empresas cada vez mais investem em estrategias “data driven”. Entretanto, existem tantas opções no mercado que o gestor acaba ficando perplexo ao ter que escolher: existem sensores de passagem, câmeras estereoscópicas, câmeras térmicas, sensores wi-fi, etc. Todos possuem vantagens e desvantagens. Mas nós da AlterVision, acreditamos que não é necessário NENHUM SENSOR ADICIONAL para poder contar o fluxo de clientes que entra em seu estabelecimento. Confira nosso estudo abaixo para entender!
Com o comportamento do consumidor mudando devido à pandemia, as lojas de varejo estão procurando maneiras de aumentar suas taxas de conversão. Para iniciar o processo de otimização, as empresas precisam obter insights sobre os dados dos visitantes para entender o comportamento de compra – é aqui que os contadores de pessoas entram em ação.
Os contadores de fluxo de pessoas fornecem dados acionáveis sobre os clientes para ajudar os gerentes a tomar decisões informadas. Eles podem ser usados em diferentes setores como varejo, shopping centers, supermercados, hotéis, cassinos, aeroportos, bibliotecas, escolas ou universidades, postos de gasolina, bancos, museus, parques temáticos ou qualquer outro negócio.
Embora o conceito de contar o fluxo de pessoas seja simples. O processo de implementação acaba sendo complicado, pois há muitas opções disponíveis. Listamos algumas para ajudá-lo nesse processo de decisão:
Sensor simples instalado em portas, composto por um transmissor e um receptor e efetua a contagem de vezes que o sinal do transmissor foi interrompido.
Contador de pessoas por wi-fi são compactos e discretos – podem possuir o tamanho de um celular, por exemplo. Ele funciona somente quando o dispositivo detectado estiver com o wi-fi habilitado. Além disso, eles são complexos a instalar, pois é difícil separar entre dispositivos dentro ou fora da loja. Além disso, os celulares modernos (iphone 5+ ou android 10+) possuem algoritmos que embaralham o endereço MAC impossibilitando a sua contagem. Não devem ser utilizados como medida única de contagem – sendo mais indicados para medição secundária como em mapas de calor de lojas espaçadas, por exemplo.
Este sensor conta com uma câmera 3D posicionada acima da porta de entrada do estabelecimento com um computador acoplado. É a solução mais cara do mercado e com uma acurácia melhor que a dos sensores acima.
O contador de pessoas por câmeras simples é geralmente instalado nas portas de cima para baixo e capta o movimento dos objetos. Ele é relativamente barato e simples de usar, porém possui uma acurácia baixa, principalmente em ambientes com variação de luz (portas externas) ou fluxo contínuo de pessoas.
O contador de pessoas por câmeras de segurança apresenta alta acurácia em diversos ambientes com diferentes condições de iluminação, dia e noite, e para qualquer estabelecimento. Além disso, tem-se a opção de se excluir os funcionários da contagem, resultando em um indicador de fluxo de clientes com acurácia única no mercado.
Ficou com alguma dúvida, ou quer fazer um orçamento do nosso contador de fluxo de pessoas? Mande um recado para a gente, será u prazer ajudá-lo!