LGPD e o Varejo

LGPD e o contador de pessoas

14 de abril de 2021
Equipe AlterVision.

Resume aí:

Trazemos alguns exemplos de como se proteger de possíveis problemas com a nova LGPD quando utilizar algum serviço de analytics e dados para o varejo.

Analytics no varejo e a LGPD

Sabia que seria um crime guardar alguns dados da sua loja? Por mais que consigamos entregar métricas para você melhorar suas vendas, é necessário seguir algumas regras para que todas as leis de respeito e proteção aos dados sejam cumpridas.

Por lei, alguns dados captados não podem ser armazenados sem o consentimento, pois alguns deles são sensíveis ou permitem identificar o indivíduo. Nos softwares da AlterVision, após uma análise de imagens são extraídas informações anônimas, que não identificam o indivíduo. Logo, podem ser feitas análises para levantar estatísticas, apurar resultados e mensurar informações de maneira anônima. A lei referida é a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, que já comentamos uma vez aqui, e estamos seriamente comprometidos com ela. Não seguir esta lei não é uma opção e recentemente multas e processos vêm sendo aplicados a grandes varejistas pelo seu descumprimento.

Contador de pessoas e dados anônimos

Quando uma pessoa entra em uma loja, o desafio é transformar uma imagem em um dado com informações relevantes. No entanto, apenas alguns dados podem ser captados, pois a anonimidade dos dados é necessária. Por exemplo:

Dados Pessoais Sensíveis: raça, crença, debilidades, opiniões políticas e tatuagens.

Dados anônimos: Sexo, média de idade, emoção aparente, horário de visita e tempo de permanência.

Em outras palavras, se você entra em uma loja que possui nosso sistema que é adequado a LGPD, o que pode ser informado é ao lojista é: Seu sexo, um intervalo de idade, se você aparenta estár feliz ou não, tempo de permanência e etc. Veja bem que todas estas informações são anônimas. Não saberemos se você tem tatuagens, nem raça, se usa determinado tipo de roupa ou qualquer outra informação pessoal ou sensível.

Importante saber Sobre nós: 

  1. Não achamos correto qualquer espécie de tracking de celular e portanto não trabalhamos com estes algoritmos, muito utilizados por outras empresas!
  2. Não trabalhamos com reconhecimento facial, nenhum algoritmo da AlterVision utiliza reconhecimento facial.
  3. Não trabalhamos com reconhecimento de raça, cor ou etnia.
  4. A AlterVision não armazena nenhuma imagem nem qualquer identificador do usuário.
  5. Estamos comprometidos e sempre vamos estar com a Lei geral de proteção de dados.
  6. A ÚNICA informação armazenada pela AlterVision é um número, afirmando qual foi o percurso de alguém em um determinado horário. Logo, não sabemos quem é a pessoa, se ela utiliza celular ou não ou qualquer informação de raça religião ou face. 

 

Um estabelecimento com sistemas da AlterVision é um local seguro e adequado a todas as normas de proteção de dados. Compartilhe essa ideia com lojistas da sua rede e ajude a fazer um varejo correto, inovador e preocupado com a privacidade dos seus clientes!