Trazemos alguns exemplos de como se proteger de possíveis problemas com a nova LGPD quando utilizar algum serviço de analytics e dados para o varejo.
Sabia que seria um crime guardar alguns dados da sua loja? Por mais que consigamos entregar métricas para você melhorar suas vendas, é necessário seguir algumas regras para que todas as leis de respeito e proteção aos dados sejam cumpridas.
Por lei, alguns dados captados não podem ser armazenados sem o consentimento, pois alguns deles são sensíveis ou permitem identificar o indivíduo. Nos softwares da AlterVision, após uma análise de imagens são extraídas informações anônimas, que não identificam o indivíduo. Logo, podem ser feitas análises para levantar estatísticas, apurar resultados e mensurar informações de maneira anônima. A lei referida é a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, que já comentamos uma vez aqui, e estamos seriamente comprometidos com ela. Não seguir esta lei não é uma opção e recentemente multas e processos vêm sendo aplicados a grandes varejistas pelo seu descumprimento.
Quando uma pessoa entra em uma loja, o desafio é transformar uma imagem em um dado com informações relevantes. No entanto, apenas alguns dados podem ser captados, pois a anonimidade dos dados é necessária. Por exemplo:
Dados Pessoais Sensíveis: raça, crença, debilidades, opiniões políticas e tatuagens.
Dados anônimos: Sexo, média de idade, emoção aparente, horário de visita e tempo de permanência.
Em outras palavras, se você entra em uma loja que possui nosso sistema que é adequado a LGPD, o que pode ser informado é ao lojista é: Seu sexo, um intervalo de idade, se você aparenta estár feliz ou não, tempo de permanência e etc. Veja bem que todas estas informações são anônimas. Não saberemos se você tem tatuagens, nem raça, se usa determinado tipo de roupa ou qualquer outra informação pessoal ou sensível.
**Importante saber Sobre nós: **
Um estabelecimento com sistemas da AlterVision é um local seguro e adequado a todas as normas de proteção de dados. Compartilhe essa ideia com lojistas da sua rede e ajude a fazer um varejo correto, inovador e preocupado com a privacidade dos seus clientes!